Vida de Programador 1291 - 1300 (D)
Vida de Programador 1291
Fera no Banco de Dados – parte 1
real historia; string sender; sender = «Deisimar»; int parte = 1; Começando em 1 para não confundir os fraquinhos (Jimmy, agora trabalhando em empresa terceirizada) Jimmy: Vim entregar o sistema que desenvolvemos para a empresa de vocês… Programador: Ótimo! Eu preciso revalidar o modelo para repassar ao nosso DBA… Jimmy: Ah, fique tranquilo! Nós fizemos várias melhorias… Inclusive alteramos os campos da tabela de fornecedores porque não estava muito boa… (Programador engasga com café) Programador: Mas nós usamos essa mesma tabela de fornecedores em nosso ERP e em vários outros sistemas que são interligados! Jimmy: Ah, tranquilo! Então é só vocês ajustarem o ERP e os outros sistemas para a nova estrutura… Programador: PLOFT! — Camiseta: Tem algo mais simples, só preciso de um álibi e uma pá
Vida de Programador 1292
Fera no Banco de Dados – parte 2
Quer ver também a Parte 1??
real historia; string sender; sender = «Deisimar»; int parte = 2; Jimmy: Tudo bem, vamos desfazer a melhoria na tabela de fornecedores… Programador (pensando): Nota mental: Esse cara é maluco! Preciso tomar cuidado na validação Programador: Olha, essa outra tabela está com a chave primária errada. Você não pode usar esses campos na chave, porque precisamos inserir registros em que esses campos são iguais. Isso vai gerar erro… Jimmy: Mas você pode inserir dois registros com a mesma chave primária! Você deve estar se confundindo com “índices”… Programador: PLOFT! — Camiseta: Vou te desafiar para um UFP
Vida de Programador 1293
Fera no Banco de Dados – parte 3
real historia; string sender; sender = «Deisimar»; int parte = strToInt(«3»); Programador: Cara, eu vi que vários campos de valores e quantidades estão definidos como varchar! Como vocês colocaram para funcionar assim??? Jimmy: É isso mesmo… Foi uma preferência na implementação… Não tem nada de errado em guardar quantidades e valores em campos de texto… Programador: COMO NÃO??? Isso não faz o menor sentido! E para fazer operações com números??? Jimmy: Ué, você não sabia que o Java tem uma função que converte texto para número? Programador: KABOOM! — Camiseta: Orkut, me leve com você!!
Vida de Programador 1294
Erro nas urnas
Sim, eu fiz essa tirinha por uma necessidade interna de ser xingado e ver discussões intermináveis sobre política…
(Era ironia, tá? Apenas aproveitem a piada e discutam política em outro lugar :D)
P.A.: Cara, você viu a polêmica em relação às urnas?? Programador: Que aconteceu? P.A.: O pessoal estava reclamando que aperta uma coisa na urna e aparece outra… Programador: Pfff… Usuários… Escuto essa mesma desculpa todos os dias… P.A.: Pior… — Camiseta: Colocar a culpa na máquina é humano!
Vida de Programador 1295
Dilma ou Aécio?
Sei que vocês já estão cansados de tirinhas sobre política, mas eu prometo que essa é a última, se eu não fizer outras… :)
P.A.: E aí, Dilma ou Aécio? Programador: Ah, cara… Você sabe que isso é uma questão de direita ou esquerda… P.A.: Sei… Ideologia política… Programador: Ideologia nada… É como decidir se quer tomar a injeção na nádega direita ou esquerda… P.A.: Pior… — Camiseta: Quem sai perdendo é sempre o Palmeiras
Vida de Programador 1296
Muita POG
real historia; string sender; sender= «Fabrício Olmo Aride»; Jimmy: Cara, você tinha que ver os códigos que os caras faziam na outra empresa onde eu trabalhei… Muita POG! Programador: Complicado… Jimmy: Mas agora migraram para uma nova tecnologia e padrões de arquitetura… O código está ajeitado… Programador: Ou seja… O código ficou bom depois que você saiu de lá… Jimmy: PLOFT! — Camiseta: Simples implicação lógica
Vida de Programador 1297
País
real historia; string sender; sender= «João Antunes»; Programador: Cara, lembra que eu falei pro chefe não deixar o campo PAÍS aberto, mas criar uma lista de países? P.A.: Lembro… Programador: Então… Dá uma olhada no banco, no campo país, do registro 133… P.A.: Vou ver… No banco, campo usr_pais: João Carlos Asdrubal e Maria Eulália Asdrubal P.A.: PLOFT! — Camiseta: Que país é esse??
Vida de Programador 1298
Clarividência
string sender; sender= «RFTD»; (Programador lendo um livro “Tarô e Adivinhação for Dummies”) P.A.: “Tarô e Adivinhação for Dummies”??? Vai mudar de carreira??? Programador: Não, estou fazendo o levantamento de requisitos do cliente… P.A.: Pior… — Camiseta: Bem que eu ganharia mais com isso
Vida de Programador 1299
Mulheres em T.I.
Há um tempo atrás escrevi um texto bem-humorado em homenagem às mulheres, tentando responder Por que há menos mulheres que homens em TI? As respostas eram todas piadas, mas a ideia era valorizar as mulheres mesmo brincando…
Diversas mulheres se destacam em nossa área. Várias delas estão em cargos importantes em empresas importantes. Mas o número ainda é bem menor do que o de homens. Entre os leitores do Vida de Programador, elas ficam apenas entre 10% a 20% do total.
Mas falando sério, existem vários motivos para isso. O mais chato e o que mais me incomoda é a falta de respeito a elas. Trabalho na área há mais de 10 anos e já ouvi muita barbaridade, principalmente quando elas não estão presentes. Até ia escrever algumas aqui, mas preferi nem mencioná-las.
Não são as mulheres que têm que fazer algo para isso mudar, mas sim os homens que têm que mudar essa atitude. Parece que quando chega uma mulher, em um ambiente onde a maioria é homem, que os homens voltam todos à quinta série…
O Ada Lovelace Day é um dia escolhido para celebrar as conquistas das mulheres em ciência, tecnologia, engenharia e matemática1).
E o Luluzinha Camp fez um artigo bem legal sobre esse dia2).
(Ada Lovelace Day) P.A.: Cara, tem poucas mulheres na nossa área… O que você acha que precisava para que elas se interessassem mais por T.I.? Programador: Bom, em primeiro lugar… Respeito… (Em outro quadro, dois caras falando com a Programadora) Indivíduo 1: Ooooi… Então, você é a nova garota de programa da empresa? Indivíduo 2: Agora o café vai melhorar! — Camiseta: Somos todos iguais (mas elas são mais bonitas)
Vida de Programador 1300
Dia do Professor
/* Feliz dia do professor a todos vocês que estão preparando almas para o sofrimento eterno em T.I. */ Programador: Cara, nunca ganhei presentes no Dia do Programador, mas depois que comecei a dar aulas já ganhei um monte de presentes no Dia do Professor… P.A.: Puxa, que legal… Quer dizer que os professores estão mais valorizados, pelo menos… Programador: Não é isso, não… É que os professores foram espertinhos e definiram o Dia do Professor no fim do ano, quando o povo já tá com a corda no pescoço precisando de nota… — Camiseta: Se for dar uma maçã ao professor, que seja, pelo menos, core i7